Escrita inventiva

Experimentação e deleite

Descrição

Diversos módulos (de 8 horas cada), ministrados em conjunto pelos professores Leo Cunha e Maurício Guilherme. Cada módulo aborda aspectos distintos da escrita inventiva: memória, observação, humor, surpresa, suspense, lirismo, ritmo etc. A cada módulo, também será priorizado um gênero: crônica, poesia, perfil e outros.


Professores

Leo Cunha - Foto: Dedé Cunha


Leo Cunha

É Doutor em Cinema (UFMG, 2011), Mestre em Ciência da Informação (UFMG, 1998) e Graduado em Jornalismo e em Publicidade (PUC-Minas,1991 e 1993). Professor da PUC-MG, na pós-graduação, desde 2002. Professor do UNI-BH desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação, em disciplinas como Jornalismo Especializado, Jornalismo Interpretativo e Linguagem Audiovisual

Escreveu mais de 60 livros, de literatura infantil e juvenil e de crônicas. Neste campo, recebeu os prêmios Nestlé, Jabuti, Biblioteca Nacional, FNLIJ, João de Barro, entre outros. Traduziu dezenas de livros literários, de autores como Julio Cortázar, Antonio Skármeta, Oscar Wilde, Robert Stevenson, entre outros.


Maurício Guilherme da Silva Jr. - Foto: acervo pessoal


Maurício Guilherme da Silva Jr.

Maurício Guilherme Silva Jr. é pós-doutor em Comunicação Social (UFMG, 2015), doutor e mestre em Literatura Brasileira (UFMG, 2012/2004) e graduado em Jornalismo (UFMG, 1999). Professor do UniBH desde 2005, integra o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, por meio do qual atua como editor da revista Minas Faz Ciência.

Como crítico literário, lançou, em 2014, o livro Cronismo de resistência: tensões narrativas entre jornalismo, história e literatura em crônicas de Carlos Heitor Cony contra o golpe militar de 1964. Como músico, integra a banda Cinco Rios. No papel de crítico musical, foi colaborador do jorna


Faça contato

Maurício Guilherme Jr.Escrita inventiva