Crítica Musical:

do estúdio ao som do tempo

Descrição

O curso busca debater modos de audição e interpretação de canções e outras formas de expressão musical. A partir da obra sonora, pretende-se que os participantes analisem modos de percepção da vida, do mundo, do tempo, para, em seguida, idealizar, propor e desenvolver produtos de crítica cultural (textos, podcasts, vídeos etc.).


Professor

Maurício Guilherme da Silva Jr. - Foto: acervo pessoal


Maurício Guilherme Silva Jr.

É pós-doutor em Comunicação Social (UFMG, 2015), doutor e mestre em Literatura Brasileira (UFMG, 2012/2004) e graduado em Jornalismo (UFMG, 1999). Professor do UniBH desde 2005, integra o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação da Fapemig, por meio do qual atua como editor-chefe da revista Minas Faz Ciência.

Como músico, integra a banda Cinco Rios. No papel de crítico musical, foi colaborador do jornal O Tempo e do programa Viamundo, veiculado pela rádio Inconfidência FM. Como crítico literário, lançou, em 2014, o livro Cronismo de resistência: tensões narrativas entre jornalismo, história e literatura em crônicas de Carlos Heitor Cony contra o golpe militar de 1964.


Maurício Guilherme Jr.Crítica Musical